Dostoiewski
Dostoiewski teve uma vida conturbada. A infância num hospital, seu pai era médico, fez com que, muito cedo, convivesse com a dor e o sofrimento. Seu pai, homem rigoroso, foi assassinado pelos próprios servos enquanto ele cursava a escola militar. Foi preso por divulgar material contra o governo e durante quatro anos sua única leitura foi o evangelho. Casou-se duas vezes, sendo a primeira com a mulher de um amigo morto que lhe traiu durante toda a vida e a segunda com moça vinte anos mais nova. A epilepsia sempre foi um fantasma muito próximo que vez ou outra o atacava e tornava sua existência ainda mais penosa. Viciado em jogo e sempre em dificuldades financeiras, escreveu muitos livros sob a necessidade do dinheiro. Quando perguntado sobre o que era necessário para ser um grande escritor respondia: “Para escrever bem é preciso sofrer, sofrer, sofrer”.
Dostoiewski (11 de novembro de 1821 – 09 de fevereiro de 1881)
Principais obras
Crime e Castigo
Irmãos Karamazov
O Idiota
O Eterno Marido
Os Possessos
Dostoiewski (11 de novembro de 1821 – 09 de fevereiro de 1881)
Principais obras
Crime e Castigo
Irmãos Karamazov
O Idiota
O Eterno Marido
Os Possessos
7 Comments:
Nossa, deve ser legal os livros desse cara, parece ser bem dramático ele!hehe
Se for mesmo eu iria gostar,pois adoro drama!
^_^
bjs!
caramba! corno (provavelmente duas vezes), epiléptico, pai assassinado, preso só com uma bíblia... tou começando a entender melhor as tragédias dos livros dele!
Este é o mestre dos mestres. Se tiverem de levar um só livro à ilha deserta, levem Os Irmãos Karamazov, a suma de todos os dramas humanos.
Dina Mir
ha tempos quero ler Dostoiewski e nunca acontece. Cada hora uma coisa. Já ouvi comentários de suas obras um me chamou atenção:"minha avó receitaria para ela Dotoiewki", a partir dai, ando procurando que obra será esta. Se alguém tiver uma idéia, por favor me diga.
02.05.07
Oi, Dina
há muito não atualizo este blog, mas vou remediar isso. Outros comentários já trazem sugestão de livro deste autor, mas eu recomendo "Crime e Castigo". Abração, Paulinho.
depois de dez anos a prorcura de crime e castigo comecei a le-lo agora e parece-me uma obra indespensavel. nao perca esta leitura.
Pôxa, caramba, quem aida não leu precisa ler urgentemente pelo menos essas duas grandes obras de Dostoiewski, "Os Irmãos Karamazovi" e "Crime e Castigo".
São livros que ficam "para sempre" dentro da gente.
Helena
Postar um comentário
<< Home