16.11.05

Dostoiewski


Dostoiewski teve uma vida conturbada. A infância num hospital, seu pai era médico, fez com que, muito cedo, convivesse com a dor e o sofrimento. Seu pai, homem rigoroso, foi assassinado pelos próprios servos enquanto ele cursava a escola militar. Foi preso por divulgar material contra o governo e durante quatro anos sua única leitura foi o evangelho. Casou-se duas vezes, sendo a primeira com a mulher de um amigo morto que lhe traiu durante toda a vida e a segunda com moça vinte anos mais nova. A epilepsia sempre foi um fantasma muito próximo que vez ou outra o atacava e tornava sua existência ainda mais penosa. Viciado em jogo e sempre em dificuldades financeiras, escreveu muitos livros sob a necessidade do dinheiro. Quando perguntado sobre o que era necessário para ser um grande escritor respondia: “Para escrever bem é preciso sofrer, sofrer, sofrer”.

Dostoiewski (11 de novembro de 1821 – 09 de fevereiro de 1881)

Principais obras
Crime e Castigo
Irmãos Karamazov
O Idiota
O Eterno Marido
Os Possessos

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nossa, deve ser legal os livros desse cara, parece ser bem dramático ele!hehe
Se for mesmo eu iria gostar,pois adoro drama!
^_^
bjs!

sexta-feira, novembro 18, 2005 7:13:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

caramba! corno (provavelmente duas vezes), epiléptico, pai assassinado, preso só com uma bíblia... tou começando a entender melhor as tragédias dos livros dele!

terça-feira, janeiro 03, 2006 1:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este é o mestre dos mestres. Se tiverem de levar um só livro à ilha deserta, levem Os Irmãos Karamazov, a suma de todos os dramas humanos.

terça-feira, janeiro 17, 2006 2:33:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dina Mir
ha tempos quero ler Dostoiewski e nunca acontece. Cada hora uma coisa. Já ouvi comentários de suas obras um me chamou atenção:"minha avó receitaria para ela Dotoiewki", a partir dai, ando procurando que obra será esta. Se alguém tiver uma idéia, por favor me diga.
02.05.07

quarta-feira, maio 02, 2007 2:55:00 PM  
Blogger paulinho said...

Oi, Dina
há muito não atualizo este blog, mas vou remediar isso. Outros comentários já trazem sugestão de livro deste autor, mas eu recomendo "Crime e Castigo". Abração, Paulinho.

quarta-feira, maio 02, 2007 8:14:00 PM  
Blogger aldevino said...

depois de dez anos a prorcura de crime e castigo comecei a le-lo agora e parece-me uma obra indespensavel. nao perca esta leitura.

sábado, novembro 03, 2007 8:59:00 AM  
Blogger MeyMey said...

Pôxa, caramba, quem aida não leu precisa ler urgentemente pelo menos essas duas grandes obras de Dostoiewski, "Os Irmãos Karamazovi" e "Crime e Castigo".
São livros que ficam "para sempre" dentro da gente.
Helena

sábado, outubro 10, 2009 3:46:00 PM  

Postar um comentário

<< Home